Você está em:
Voltar

Editorial

  • Alexandre Finkler
  • José Fernando Bello
  • Gustavo Fink

A ABQTIC publica neste ano a 25ª Edição do GUIA BRASILEIRO DO COURO. Não se trata apenas de uma edição histórica, mas sim de um trabalho que ao longo destes anos tem apresentado resultados positivos. É difícil mensurar o alcance e a grandeza deles, mas isto é verificado na quantidade de novas empresas que se cadastram anualmente. Nesta edição acrescemos mais um segmento: Meio Ambiente. Isto facilita tanto quem busca soluções, quanto aquele que as propicia.

Nos dias de hoje a comunicação se faz tanto mais frequentemente de modo digital, por isso o GUIA está disponível Online para quem o queira consultar a qualquer momento: www.guiabrasileirodocouro.com.br. Para aqueles que apreciam o manuseio da forma impressa ABQTIC o disponibiliza e envia a todos os cadastrados. Ainda, nesta edição teremos a versão em DVD que será substituída, a futuro, pela versão em Pen Drive ou Pen Card. Tudo para que aqueles que utilizam esta ferramenta de trabalho possam contatar seu fornecedor com facilidade.

Para que, cada vez mais e melhor possamos atender à finalidade desta publicação solicitamos encarecidamente a todos os cadastrados para que atualizem suas informações sempre que houver qualquer modificação. A informação correta é primordial para que os resultados esperados sejam alcançados com sucesso.

Esperamos que esta ferramenta seja útil e frutífera a todos os que fizerem uso dela.

Alexandre Finkler
Presidente ABQTIC
2018/2019
  • Alexandre Finkler
  • José Fernando Bello
  • Gustavo Fink

Chegar aos 25 anos de história é um marco raro e importante para as publicações editadas de forma impressa ou online, em qualquer lugar do mundo. Pois em 2018, o Guia Brasileiro do Couro chega ao seu 25º ano de edição ininterrupta, atualizando, organizando e divulgando todas as informações pertinentes ao contato com curtumes, empresas de máquinas, serviços e outras do país. Sua longevidade mostra a eficiência da ABQTIC em sua produção e distribuição ao longo dos anos.

Na 24ª edição do GUIA BRASILEIRO DO COURO procuramos trazer informações e contatos que atendam os mais diversos segmentos do ramo coureiro, evidenciando e fortifi cando a participação das empresas cadastradas num setor que tem importante contribuição para a economia, tanto no âmbito interno, quanto no mercado internacional.

O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) orgulha-se em apoiar o Guia Brasileiro do Couro pela confiança das informações nele dispostas, pela organização precisa de dados e pelo caráter de promoção de imagem e negócios que ele realiza. Esta publicação é uma demonstração clara da união do setor, aliada à grandeza, força e diversidade da nossa indústria. Não é à toda que o CICB, por meio do projeto Brazilian Leather (uma iniciativa conduzida com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, para o incentivo às exportações de couro), leva o Guia Brasileiro do Couro a todas as feiras em que participa, seja aqui ou no exterior, facilitando o contato entre compradores internacionais e as empresas do Brasil. Multiplicação de negócios e promoção da nossa imagem são alguns dos benefícios que temos com esta parceria.

Por tudo isso, o CICB parabeniza a ABQTIC pelo 25º ano de edição do Guia Brasileiro do Couro, esta ferramenta de consulta e atualização que já está na rotina da indústria nacional. Seja na versão impressa ou online, o guia é a fonte segura para consulta sobre as empresas, profissionais, formas de contato, tipos de produtos e tudo o que envolve o setor de couros no Brasil.

José Fernando Bello
Presidente Executivo do CICB
  • Alexandre Finkler
  • José Fernando Bello
  • Gustavo Fink

O setor coureiro no Brasil não é referência global somente pela disponibilidade de peles. Mesmo o fato de termos um dos maiores rebanhos bovinos comerciais do mundo e figurando entre um dos grandes exportadores de carne, o que nos garante disponibilidade de matéria prima dentro do território nacional, não é suficiente para explicar a posição alcançada dentro do mercado mundial de couros.

O setor coureiro é o que é porque se organizou. Criou clusters bem definidos, soube adaptar-se e mudar a estratégia quando foi necessário. Armou-se de entidades setoriais e profissionais que geraram inteligência de mercado, conhecimento técnico. Atraiu empresas estrangeiras para que instalassem unidades aqui. Estendeu a cadeia de maneira multivetorial, foi da pele ao consumidor final, dos insumos químicos ao tratamento de resíduos, de entidades setoriais à organização de eventos, de instituições de ensino a laboratórios de apoio, das máquinas a softwares de gestão. Não à toa temos em cada uma das áreas apontadas no Guia, empresas de reconhecimento global, nascidas aqui e hoje atendendo o globo com o respaldo de serem oriundas de um dos mercados de couro mais pujantes.

O GUIA BRASILEIRO DO COURO nada mais é que reflexo de tudo isto. Ele organiza os atores deste mercado, disponibiliza de maneira fácil e moderna seus contatos. Abre possibilidade para novas empresas se apresentarem como opção, esclarece seus propósitos. Um guia para condecorar a todos que movem este mercado, um guia de colegas!

Gustavo Fink
Diretoria de Publicações | Board of Publications
2018/2019
Fechar

Cadastro

Selecione abaixo a opção desejada.
Login Já sou cadastrado
Não sou cadastrado

Se você ainda não é registrado em nosso site, por favor clique no link abaixo para ser direcionado até a página de cadastro.

Cliqe aqui para realizar um cadastro

Por favor aguarde um momento !